Skip

Sugestão de Leitura

Criado em 2010 pelo site norte-americano Mashable, o Dia Mundial das Redes Sociais comemora-se a 30 de junho. A ideia é enaltecer a revolução digital, mas também refletir sobre o perigo do excesso do seu uso.

É incontornável que a internet e, em particular as redes sociais, permitem uma maior e mais democrática possibilidade de comunicação.

As formas de comunicação mudaram muito nos últimos tempos, e as redes sociais tornaram-se um dos principais meios usados na troca de informações e opiniões, porém é preciso ter cuidado quando se fala de liberdade de expressão.

A liberdade de expressão é o direito que permite as pessoas manifestarem suas opiniões sem medo de represálias. Contudo esse direito deve ser exercido sem ultrapassar os limites morais, éticos ou legais, ou seja, sem ofender, difamar ou caluniar outras pessoas.

Atualmente essa prática faz parte da rotina da grande maioria das pessoas limitando o seu dia a dia trazendo problemas nas relações pessoais e no contacto com o mundo real.

O fenómeno das redes sociais pode tornar-se uma adição criando estados de dependência que podem ter consequências como o isolamento social, perturbação do sono, ansiedade entre outros.

O dia 30 de junho é comemorado em todo o mundo e existe publicada muita bibliografia sobre o tema. Destacamos a seguinte:

 

Disponível para empréstimo domiciliário na Sala de Leitura

Fernandes, José Manuel – Liberdade e informação. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, D.L. 2011.