Skip

Sugestão de Leitura

A laranjeira do Senhor Santo Cristo (1934), de Luís Bernardo Leite d’Athaide, retrata a região das Murtas e o quotidiano de tio João no seu prédio de árvores de fruto conhecido como Quintinha Santa. Este prédio era composto por pomar com árvores de fruto apelidadas com os nomes dos altares da igreja e uma laranjeira de grande porte, a laranjeira do Senhor Santo Cristo.

Tio João trabalhava de sol a sol sempre com a mesma dedicação e fé no seu trabalho, mas aos olhos de quem vivia naquela região era um homem rico e avarento que vivia em condições muito humildes. Para ele seria isso tudo, mas apenas aos olhos de Deus, ser rico em ter fé na outra vida, paz na alma, amor no coração e isto refletia-se no fruto do seu trabalho.

Na noite de festa e depois de visitar a imagem na capela, o lucro da venda das laranjas era entregue em mão às pessoas “graúdes” (p.13) da cidade que zelavam pelo Santuário. Todos os anos era o mesmo ritual. Com o passar do tempo a sua falta foi sentida, tio João falecera e as suas árvores também foram morrendo aos poucos incluindo a laranjeira. Sendo esta uma árvore santa, após a sua morte Deus colocou-a num Cantinho do Paraíso e a pelas mãos de Jesus, tio João Muniz foi colocado junto dela.

Segundo o autor não é uma fantasia mas sim uma revelação real da psicologia do nosso povo (p.15).

Luís Bernardo Leite d’Athaide nasceu em Ponta Delgada a 25 de abril de 1883, foi historiador de arte e conhecido etnógrafo açoriano. Tirou Direito na Universidade de Coimbra e ao regressar à sua terra natal dedicou-se à advocacia, como ocupação tinha a pintura, escrevia sobre arte, publicou prosa e poesia, colaborou na imprensa local, grande parte da sua obra literária é dedicada á etnologia e cultura micaelense.

Foi ainda Diretor do Museu Carlos Machado, cargo este que contribuiu para ser nomeado vogal do Conselho Nacional de Arte e Arqueologia. Destaca-se também a sua participação política durante a Segunda Campanha Autonomista Açoriana onde foi eleito deputado liberal (1921), a 17 de julho de 1955 morre na cidade de Ponta Delgada.

 

Encontra-se disponível para consulta presencial no Fundo Geral Açores

 

Ataíde. Luís Bernardo Leite de; A laranjeira do Senhor Santo Cristo. Ponta Delgada: Artes Gráficas, 1934.