A 26 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina.
A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.
Esta data comemora igualmente as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros.
O dia foi criado para celebrar a igualdade de género, com o propósito de promover reflexões sobre as relações de poder na sociedade, em que os homens são privilegiados. Tem o objetivo de agir no combate à desigualdade, para se obter a plena paridade entre homens e mulheres.
Graças ao movimento feminista, que surge no século XIX, e que se desenvolveu como movimento filosófico, social e político, as mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas, como o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino e na vida política. A sua principal caraterística é a luta pela igualdade de género, e consequentemente pela participação da mulher na sociedade. Como movimento ideológico, liderado por mulheres e que defende a igualdade de direitos, expandiu-se por todo o mundo.
O feminismo enquanto movimento politico tenta ultrapassar a opressão das mulheres, impulsionando muitos estudos que procuram identificar as fontes das desigualdades associadas ao género assim como a melhor forma de as combater.
Disponível para empréstimo domiciliário
Nogueira, Conceição – Um novo olhar sobre as relações sociais de géneros: feminismo e perspectivas críticas na psicologia social. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian, 2001.
EMP 316.6 NOG/nov