Skip

Sugestão de Leitura

Leonardo da Vinci e as mulheres: uma biografia artística da historiadora Kia Vahland é uma obra extraordinária sobre a vida e obra de um artista intemporal.

No mês em que se assinala o dia do pintor enaltecemos um dos maiores artistas de todos os tempos, Leonardo da Vinci, além das suas obras de arte, destacava-se também pela sua genialidade e talento no ramo da medicinaengenhariaarquitetura e física.

A obra em destaque, foi publicada em 2019 a propósito do 500º aniversário da sua morte. A historiadora de arte demostra nesta abrangente biografia artística, como Leonardo da Vinci conseguiu destacar-se na sua época, aliando-se às mulheres.

Para Leonardo da Vinci a feminilidade está no centro das suas ideias inovadores, são as mulheres as personagens principais das suas pinturas.

Mona Lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor renascentista. Esta pintura, iniciada em 1503, representa uma figura feminina com uma expressão introspetiva e traços de timidez.

O seu sorriso restrito é muito sedutor e ao mesmo tempo um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo da Vinci. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte.

Na obra Leonardo da Vinci e as mulheres: uma biografia artística encontramos fotografias de diversas pinturas do génio da pintura, tais como: a Virgem e o Menino com Santa Ana, A Última Ceia, São João Batista, entre outras. Grande parte das obras de Leonardo da Vinci encontra-se no Museu do Louvre em Paris.

Faleceu no dia 2 de maio de 1519, em França.

Disponível para empréstimo domiciliário

VAHLAND, Kia – Leonardo da Vinci e as mulheres: uma biografia artística.1ª ed. Lisboa: Temas e Debates, 2019.

EMP 75 DAVINCI, L. VAH/leo