Skip

Sugestão de Leitura

Natal Açoreano é um pequeno livro de contos de Florêncio Terra publicado em 1949 pelo Correio dos Açores.

Esta obra, que descreve em cinco contos o Natal açoriano, resulta de algumas impressões do autor em relação à época natalícia e pretende proporcionar ao leitor uma agradável leitura e recordar o nome do escritor faialense. É, também, uma forma de homenagear um dos primeiros homens de letras do arquipélago a conceber uma arte regional açoriana, fazendo passar para a literatura a terra e a sua gente.

Florêncio Terra nasceu na cidade da Horta, a 18 de maio de 1858. Foi professor, escritor, jornalista e um dos grandes contistas portugueses do final do século XIX.

Como jornalista, colaborou, assiduamente, com quase todos os periódicos do seu tempo. Começou como redator do semanário literário A Pátria e continuou em O Atlântico, no Grémio Litterário, Telégrafo e Correio da Horta. Foi no diário O Açoriano e no semanário literário O Fayalense que mais se evidenciou, recorrendo, geralmente, ao uso de pseudónimos.

Foi um dos fundadores do Grémio Litterário Fayalense e também Presidente da Câmara Municipal da cidade da Horta durante alguns meses.

Faleceu na cidade da Horta a 25 de novembro de 1941.

 

Pertence ao fundo particular Armando Cortes Rodrigues e está disponível para consulta presencial

Terra, Florêncio – Natal açoreano. [Horta]: Correio da Horta, 1949.

ACR 461 RES