Skip

Sugestão de leitura

A 27 de janeiro celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A escolha deste dia tem um significado especial já que foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz, Polónia).

O termo Holocausto refere-se ao genocídio, organizado principalmente pelos alemães nazis, de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Os judeus e qualquer outra minoria considerada inferior pelos nazis, eram sistemicamente agrupados, explorados até a exaustão e executados.

 

No século XIX as comunidades judaicas da Europa haviam conseguido o respeito de outras comunidades coabitantes nos seus países. Contudo, por vezes os judeus eram assediados por grupos antissemíticos. Nas primeiras décadas do século XX, perante as graves dificuldades socioeconómicas sentidas, esta situação viria a agravar-se.

 

Irene Flunser Pimentel, historiadora portuguesa e autora da obra Holocausto demonstra como Portugal e os portugueses, viveram um dos mais trágicos acontecimentos da história do século XX. Segundo a autora, Portugal ficou submerso num limbo, para onde Salazar o conseguiu remeter, com a sua política de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

 

Disponível para empréstimo domiciliário

PIMENTEL, Irene Flunser – Holocausto. 1ª ed. Lisboa: Temas e Debates, 2020.