Skip

Sugestão de leitura

No mês em que se assinala o centenário do nascimento de José Saramago, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada destaca a obra Uma longa viagem com José Saramago, de João Céu e Silva.

José de Sousa Saramago, escritor português, nasceu a 16 de novembro de 1922, no Ribatejo. Filho de trabalhadores rurais, não ingressou no ensino superior, optando antes pelo curso técnico em serralharia mecânica, que concluiu em 1940.  Antes de dedicar-se apenas à escrita, José Saramago trabalhou como funcionário administrativo, colaborou com a Editorial Estúdios Côr, colaborou com diversos jornais e foi Diretor Adjunto do Diário de Notícias.

Publicou o primeiro livro, Terra do Pecado, em 1947, ao qual segue-se Os Poemas Possíveis, em 1966. Em 1980, publicava Levantado do Chão, um livro marcante, que dava início a um estilo muito próprio de escrita. Numa linha ascendente, muitos títulos e prémios se seguiram até grande consagração: em 1998, José Saramago é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, reconhecimento justamente atribuído ao conjunto de uma obra sobre a condição e sobre a servidão humana.

Uma longa viagem com José Saramago constitui um trabalho imprescindível para conhecer melhor a vida e a obra de um grande escritor português.

A partir de 1992, o romancista português viveu em Espanha, na ilha de Lanzarote, onde acabou por falecer aos 87 anos.

 

Disponível para empréstimo domiciliário

SILVA, João Céu e – Uma longa viagem com José Saramago. 1ª ed. Porto: Porto Editora, 2009.

 

EMP 82(469)-9 SIL/lon – E17189