Skip

Sugestão de leitura

Cantos populares dos Açores: coordenados para piano de Eduardo Augusto de Sousa Ribeiro é um documento composto por partituras de 26 modas das ilhas açorianas, cada uma apresentada como rapsódia interligada através dos improvisos do autor. Foi impresso em Angra do Heroísmo em 1882 e apresenta-se em 40 páginas com um formato de 30x25cm.

Estão incluídas nesta compilação as seguintes modas: Charamba; San-Miguel; San-Macaio; Tyranna; Chamarrita; O Pezinho; Eu cá sei…; O meu bem; O Bravo; Os Olhos Pretos; O Fado dos Estudantes; Os teus braços…; O San-Gonçalo; A Favorita; As Mulatinhas; As Solteiras; A Virandinha; Os Soluços; O Caracol; As Meninas d’Elvas; A Praia; A Infância; O Repete repete…; Landum; A Saudade e a Sapatêa.

Este documento, da livraria particular de Ernesto do Canto, é um novo contributo para a história da música popular dos Açores pois a mais antiga recolha do folclore açoriano, reconhecida como tal, intitulada Balhos Micaelenses por Manuel Tavares Canário datava de 1901.

Dispomos de pouca informação relativamente a Eduardo Augusto de Sousa Ribeiro, autor dos Cantos populares dos Açores: coordenados para piano. Sabemos que é natural da Ilha Terceira, e foi jornalista, músico, proprietário e redator do jornal “Portugal, Madeira e Açores” em 1884.

Como forma de fomentar e criar uma identidade própria, a música foi desde sempre o principal entretenimento e expressão artístico-cultural dos povos. Os cantares e as danças animam os convívios, são um veículo de união dos povos e transportam esta alma açoriana para além do arquipélago.

 

Encontra-se para consulta presencial na livraria particular do Ernesto do Canto EC AR.1 C/16 RES

 RIBEIRO. Eduardo Augusto de Sousa; Cantos populares dos Açores: coordenados para piano. Terceira: Angra do Heroísmo, 1882. 40 p.