A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, celebrando o Dia Internacional do livro Infantil (2 de abril) e os 214 anos do nascimento de um dos maiores escritores da literatura infantil, Hans Christian Andersen (2 de abril de 1805), recebeu, no dia 6 de abril, meninos e meninas para uma das aventuras mais esperadas no ano: a Noite na Biblioteca sob o tema “Onde se escondem as histórias?”.
Depois da receção do grupo e das despedidas aos pais, as crianças embarcaram numa viagem acompanhadas pelo grupo Histórias Requinhas e elementos da BPARPD, numa aventura repleta de livros e muita diversão.
A primeira paragem desta viagem foi no auditório, onde no palco, através de uma projeção e da narração de uma das contadoras Requinhas, ficaram a conhecer a vida de um menino chamado Hans Christian Andersen, que mais tarde se tornou no “Pai” da literatura infantil, uma vez que foi o primeiro a escrever histórias dedicadas às crianças.
Para continuarem a viagem noturna pela biblioteca as crianças foram encontrando mensagens com pistas para descobrir os próximos espaços e que segredos escondiam.
Guiadas por luzinhas, as crianças encontraram uma história que tinha muitos medos, e que se escondia numa sala com uma lareira misteriosa….
Numas escadas compridas, tiveram a participação de um pequeno contador de histórias, que em tempos passados também havia realizado algumas aventuras noturnas na biblioteca…
Na sala de leitura descobriram a história da Princesa e da Ervilha, de Hans Christian Andersen, e ajudaram a preparar a cama da princesa com 12 cobertores e 12 mantas, e bem lá no fundo dos colchões colocaram a ervilha…será que a princesa dormiu bem?…
Depois construíram um livro, pois todos podem ser escritores como Hans Christian Andersen!
Num corredor antigo encontraram um livro que não tinha sono nenhum e que ao ritmo de muitos movimentos contava a sua história…
A determinada hora da noite, um lanche aconchegante estava à espera deste pequeno grupo de aventureiros… afinal, as viagens tornam-se cansativas e é fundamental repor as energias!
Na sala de leitura infantojuvenil uma história falou-lhes de sentimentos e de como é bom ter amigos.
E… perlim pim pim as histórias chegaram ao fim… o sono já espreitava! E todos agarravam com mais força a sua almofada e os peluches em busca do aconchego. Os livros fecharam-se e voltaram aos seus lugares, pois a aventura havia chegado ao fim.
Foi tempo de despedir e correr para os braços dos pais, pois, em casa, a cama já estava pronta para os receber e levá-los a uma nova aventura… a dos bons sonhos.