Skip
Instante entre estantes “A Dádiva” de Toni Morrison

A Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que aceita como pagamento de uma dívida uma menina negra de nome Florens. Estamos na América do Norte nos finais do século XVII e vamos acompanhar neste livro os primeiros passos em direção ao que ficamos a conhecer como um dos períodos mais vergonhosos da história da humanidade:…

Instante entre estantes “A Mancha Humana” de Phillip Roth

Num livro essencialmente trágico – como são algumas vidas – Phillip Roth conta-nos a história do professor Coleman Silk, que depois de atingir o auge na sua carreira académica como reitor de uma universidade americana, cai num abismo de perdas irreparáveis por causa de uma declaração infeliz durante uma aula. Acompanhado de perto pelo amigo…

Instante entre estantes “A mãe” de Maxim Gorki

Podemos repensar duas efemérides do mês de maio através deste livro do aclamado escritor russo Maxim Gorki, o dia do trabalhador e o dia da mãe. Usando como fio narrativo a visão do núcleo familiar e dois personagens reais que o autor conheceu nas fábricas de Sormovo – o militante revolucionário Zamolov e a sua…

Instante entre estantes “O Tacão de Ferro” de Jack London

Considerado pelo escritor George Orwell como «Uma notável profecia da ascensão do fascismo.», este livro, publicado em 1907, é um “romance tese” ou seja, o autor está menos interessado na construção de seus personagens do que no destino da Humanidade. Não é uma ficção científica, é uma ficção sociológica. O jornalista, ativista social e escritor…

Instante entre estantes “O Processo” de Franz Kafka

No seu aniversário de 30 anos, Josef K. acorda e tem que responder pelo suposto crime que cometeu. É instaurado um processo e a vida de Josef nunca mais será a mesma. Funcionário competente e dedicado num grande banco, com um cargo de extrema responsabilidade, Josef K. é um cidadão exemplar que vê a sua…