A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, promove o Colóquio “1975”, a ter lugar nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, no auditório a partir das 9h30.
O evento é realizado no âmbito da exposição de fotografia Macaronésia 1975 que estará patente a partir de 17 de novembro, e será dedicado aos acontecimentos políticos que marcaram os arquipélagos da Macaronésia nesse ano, com especial destaque para os Açores.
O colóquio pretende reunir diferentes perspetivas e testemunhos sobre este período marcante, promovendo o diálogo entre investigadores, profissionais das Instituições de Memória e a comunidade. Como referia Vitorino Nemésio, a História e a Geografia ajudam-nos a compreender aquilo que une estes territórios e as particularidades que os distinguem.
O colóquio destina-se ao público em geral, com ênfase em professores e estudantes de todos os graus de ensino, bem como em todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre o ano de 1975, no contexto regional, nacional e internacional.
A sessão de abertura contará com a participação de Onésimo Teotónio de Almeida e Miguel Monjardino, seguindo-se um painel de qualidade, composto por investigadores e testemunhos dos acontecimentos ocorridos em 1975.
O ano de 1975 constitui um momento determinante na história e na evolução política, social, económica e cultural dos arquipélagos que integram a Macaronésia — Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias. Quase cinco décadas depois, os ecos desses acontecimentos continuam presentes através do património documental preservado nas Instituições de Memória: arquivos, bibliotecas e museus.