Skip

Instante entre estantes “A Dádiva” de Toni Morrison

A Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que aceita como pagamento de uma dívida uma menina negra de nome Florens. Estamos na América do Norte nos finais do século XVII e vamos acompanhar neste livro os primeiros passos em direção ao que ficamos a conhecer como um dos períodos mais vergonhosos da história da humanidade: a escravatura dos negros.

Nascida em Ohio, nos Estados Unidos, Toni Morrison foi a primeira mulher negra a receber o Prémio Nobel de Literatura, no ano de 1993. Formada em letras e escritora com livros publicados desde 1970, a autora percorre nos seus romances os lugares mais desconfortáveis da sociedade humana conseguindo, porém, imprimir na sua escrita uma linguagem absolutamente poética e fascinante.

Entre Jacob e Florens está um universo de divisões sociais e religiosas, as severas opressões e os exacerbados preconceitos que fundamentaram a eterna guerra racial que perdura até aos dias de hoje. Entre Morrison e nós, leitores, está a mais bela ponte para o entendimento humano, a consciencialização da igualdade a que todos nós, sem exceção, precisamos ter acesso para vivermos uma vida verdadeira e digna.

Advertência:
Para ler “A Dádiva” reflita antes nesta passagem do livro: “receber o domínio sobre o outro é errado; dar o domínio de si mesmo ao outro é uma coisa perversa”

O livro “A Dádiva” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.