Skip

Instante entre estantes “O Hipopótamo de Deus” de José Tolentino Mendonça

“Acho que todas as vidas, mais longas ou mais breves, têm o mesmo comprimento: medem todas quarenta e dois quilómetros. Porquê? Porque essa é a extensão de uma maratona.”

O livro de Job é talvez a mais incomoda passagem de toda a Bíblia e não há quem deixe de sentir um profundo pesar ao acompanhar a sucessão de injustiças aparentemente permitidas por Deus na vida do fiel e bondoso Job.

O teólogo, professor, poeta e padre, José Tolentino Mendonça, parte do Livro de Job para ajudar a construir uma reflexão profunda sobre o que se passa aqui e agora, à nossa volta, à nossa porta, ao mesmo tempo que propõe a desmistificação de ideias a respeito do catolicismo que não passam de caricaturas.

Quando Job, desesperado pela presença do Mal na sua vida, protesta até o seu protesto ser um protesto contra o próprio Deus, Deus responde com um diálogo que se torna desconcertante ao sugerir que Job olhe para um hipopótamo. Descobrimos ao ler “O Hipopótamo de Deus” que o método usado por Deus nessa parábola é aplicável à vida de todos nós.

Advertência:
Para ler “O hipopótamo de Deus” é fundamental que já se tenha perdido a esperança, apenas para poder reencontrá-la gloriosamente nas páginas desse livro.

O Livro “O hipopótamo de Deus” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.