Skip

Instante entre estantes – “Os rapazes dos tanques” de Adelino Gomes e fotografias de Alfredo Cunha

A ordem era atirar contra os manifestantes, mas furriéis e cabos corajosamente desobedeceram ao brigadeiro Junqueira dos Reis quando, num ato heroico, o cabo José Alves Costa, apontador de um carro de combate das forças fiéis ao regime, não disparou contra Salgueiro Maia, capitão do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974. Mais tarde Maia declarou: “Aqui é que se ganhou o 25 de Abril”.
O jornalista Adelino Gomes foi quem mais se destacou na cobertura da Revolução dos Cravos e traz neste livro depoimentos e impressões de quem viveu de perto o 25 de Abril; O fotojornalista Alfredo Cunha é o “fotógrafo do 25 de Abril de 1974” e é o autor de algumas das imagens memoráveis do dia da Revolução. É de Alfredo Cunha a foto mais famosa do herói Salgueiro Maia.
Absolutamente arrebatador, este livro tem a função de guardar para a memória futura o rosto de heróis anónimos que fizeram do 25 de Abril um acontecimento imprescindível para a democracia portuguesa.
Advertência:
Antes de ler “Os rapazes dos tanques” pense no privilégio que é viver em Portugal.
O livro “Os rapazes dos tanques” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.