Skip

Instante entre estantes – “Uma terra prometida” de Barack Obama

Quatro anos depois de terminado o seu segundo e último mandato na Casa Branca, Barack Obama editou o primeiro volume de memórias sobre os momentos, por si considerados, como os mais importantes do período em que foi presidente dos Estados Unidos da América.

Filho do economista Barack Hussein Obama, nascido no Quénia, e da antropóloga Ann Dunham, nascida no Wichita, Kansas, o colecionador das bandas desenhadas do homem aranha, Barack Hussein Obama II, nasceu no Havai, o único estado norte americano em que era permitida a união de casais inter-raciais, como os seus pais.

Barack (que em suaíli, uma das línguas oficiais do Quénia, significa “abençoado”) foi o primeiro presidente negro a governar os Estados Unidos da América, conseguindo, por isso, uma enorme popularidade internacional que justificou plenamente por algumas das medidas adotadas no seu governo, marcando a diferença pela reconciliação dos Estados Unidos da América com o governo de Cuba, pela criação de um sistema – Obamacare – que pretendia facilitar o acesso das pessoas aos cuidados básicos de saúde e, sobretudo, por ser um homem verdadeiramente carismático.

Neste livro, Obama abre algumas portas da sua vida na Casa Branca convidando-nos a conhecer melhor a sua forma de entender a democracia. Embora saibamos que nem todas as portas podem ser abertas, quando se trata de um dos governos mais importantes do mundo, é estimulante ler as impressões de um presidente tão relevante para o século XXI. Fortemente criticado pelo próprio sistema que o elegeu, quando tomou medidas para criar um sistema de saúde mais justo, e assim facilitar a vida das populações desfavorecidas, será também lembrado pela política bélica que manteve, sendo o primeiro presidente americano a passar todo o governo, dos seus dois mandatos, em guerra. Certamente, Barack Obama será considerado, no futuro, como “um acontecimento” quase inexplicável, um príncipe negro que reinou entre a supremacia branca e isso, por si só, já vale o livro.

Antes de ler “Uma terra prometida” tome nota da seguinte particularidade: Barack mantém sobre a sua secretária uma mão de madeira a segurar um ovo, escultura queniana que representa a fragilidade da vida.

O livro “Uma terra prometida” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.