Skip

Instante entre estantes “Henry & June” de Anaïs Nin

“Tente compreender que em todos os relacionamentos existe dependência. Não tenha medo da dependência.”
Poucos diários tiveram a capacidade de tornarem-se fenómenos literários quanto os da escritora francesa Anais Nin. O hábito de registar de forma quotidiana e sem filtro cada detalhe de sua vida e pensamento começou com a sua mudança para Nova Iorque, quando a autora tinha onze anos de idade.
Com “Henry & June”, Anais Nin conta-nos os anos 1931 e 1932, época em que se envolveu afetivamente com o casal Henry e June, formado pelo escritor Henry Miller e sua esposa June Mansfield Miller. Anais por sua vez era casada com um banqueiro de nome Hugo e os registos que compõem esse diário dão conta de uma grande revolução pessoal e comportamental da autora.
Os relatos do envolvimento, a paixão por ele e por ela, a avaliação de sua vida conjugal, o contexto histórico efervescente de Paris, tornam a narrativa de Anais intensa e cativante, principalmente por estarmos diante da vida real de uma das grandes personalidades femininas do século XX.
Henry Miller e Anais Nin formam um dos casais mais errebatadores e inesquecíveis da Literatura Universal. A influência de ambos na produção literária de um e de outro resulta para nós, leitores, numa experiência inesquecível.
Advertência:
Antes de ler “Henry & June” é necessário despir os preconceitos e vestir a pele mais humana que encontrar.
O livro “Henry & June” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.