Skip

Instante entre estantes – “Na Memória dos Rouxinóis” de Filipa Martins

“Não estaria Deus melhor se pudesse esquecer em vez de perdoar?”
O conceito de “esquecer para evoluir” é o fio da meada que nos conduz pela vida do matemático galego Jorge Rousinol, um homem determinado a jamais lembrar. Porém, perto da sua morte, a contradição evidente vem à tona quando ele encomenda a sua biografia a uma editora.
No seu quarto livro, a escritora Filipa Martins empresta a sua escrita sensorial e delicada a um universo masculino e cheio de determinismo. Os vários pontos de vista para uma mesma história não são exatos como os números, mesmo para a vida de um matemático. Com o livro “Na Memória dos Rouxinóis” Filipa Martins venceu o Prémio Literário Manuel de Boaventura de 2019.
Neste livro sobre a memória, o leitor vai descobrindo, ora pela investigação do biógrafo Nino, ora pela mágoa do sobrinho Camilo, os acontecimentos da vida de um homem que quis suprimir a sua história, com três narrativas que possibilitam inúmeras hipóteses de condenação e redenção, como na vida de qualquer um de nós.
Advertência:
Para ler “Na Memória dos Rouxinóis” pense se há mais coisas sobre a sua vida a contar ou a ocultar, se escrevessem a sua biografia.
O Livro “Na Memória dos Rouxinóis” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.