Skip

Instante entre estantes “O Erro de Descartes” de António Damásio

Em 1994 o neurologista e neurocientista António Damásio transformou um livro em Best Seller quando questionou a afirmação de Descartes: “Penso, logo existo”. Baseado em seu trabalho como neurocientista, Damásio traz neste livro, escrito numa linguagem completamente acessível aos leigos sobre a ciência do cérebro, o resultado de seus estudos a respeito da relação entre as emoções, a mente e o corpo.

Professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia, e diretor do Brain and Creativity Institute na University of Southern California, em Los Angeles, António Damásio é um dos pensadores contemporâneos mais respeitados no mundo pelo seu trabalho como cientista e escritor, tronando-se num autor indispensável para todo o leitor curioso a respeito do funcionamento da biologia das nossas emoções.

O livro “O Erro de Descartes” faz uma viagem por casos clínicos para ilustrar as teorias do autor a respeito da nossa propensão inquestionável por fazer escolhas desde que nascemos e a forma como nós trazemos racionalmente para a vida em sociedade essa nossa disposição apaixonada por optar, fazendo-nos concluir que somos muito mais guiados pelas emoções do que supúnhamos.

Advertência:

Ao ler o livro “O Erro de Descartes”, pare de tempos a tempo, feche os olhos e pense na sensação de sentir o vento no seu rosto.

O livro “O Erro de Descartes” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.