Skip

Instante entre estantes | Obra poética de Carlos Drummond de Andrade

Em janeiro de 1987, a editora Europa-América entrou em contato com Carlos Drummond de Andrade para lhe propor a publicação de toda a sua obra poética em Portugal. Entusiasmado, o poeta respondeu prontamente, assinalando que se sentia muito honrado. Segundo a estimativa do próprio, a sua poesia, distribuída por dezoito livros, deveria ser editada em oito volumes, que Drumond de Andrade não chegaria a ver, pois nesse mesmo ano morria, para grande tristeza do editor Arnaldo Saraiva.

O mais influente poeta brasileiro do século XX, Carlos Drummond de Andrade nasceu na pequena cidade de Itabira, descrita por ele em versos inesquecíveis. Foi autor de contos, crónicas e poesia. Era um homem tímido e extremamente inteligente, afirmando-se no contexto cultural brasileiro como uma das pessoas mais influentes da sua geração. Mas a fama de nada lhe valeu perante o desgosto que a morte prematura do seu grande, imenso amor, a filha Julieta, lhe trouxe. Drumond de Andrade sucumbiu à tristeza e deixou-nos num dia de sol radioso, de agosto, no Rio de Janeiro.

Os três volumes disponíveis na nossa Biblioteca dão-nos a conhecer a magistralidade poética daquele que o editor Arnaldo Saraiva considerou “o primeiro grande poeta brasileiro moderno, o primeiro grande poeta brasileiro clássico e o primeiro poeta brasileiro verdadeiramente universal”. De Carlos Drumond de Andrade, o poeta que dizia ter um anjo torto, fica o tímido sorriso e a extraordinária capacidade de descrever os sentimentos de todos nós.

Antes de ler qualquer um dos três volumes da Obra Poética de Carlos Drummond de Andrade, repita baixinho: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”.

Os livros “Obra poética” – Volumes 1, 2 e 3 – Carlos Drummond de Andrade estão disponíveis para empréstimo na nossa Biblioteca.