Skip

Instante entre Estantes – “rapariga, mulher, outra” de Bernardine Evaristo

Lutar contra as contradições do presente, confrontando a herança do passado colonialista é o mote deste livro de Bernardine Evaristo, autora inglesa em ascensão. No centro desta narrativa, doze personagens, todas negras, todas mulheres, de classes sociais distintas, com alguma ligação entre elas, ajudam-nos a pensar em questões como género, disputa de classes, colonialismo emigração, racismo e diáspora.
Bernardine Evaristo venceu com este livro o conceituado Prémio Booker 2019 (em conjunto com Margaret Atwood) e foi duplamente distinguida nos British Book Awards, nas categorias de Livro de Ficção do Ano e Autora do Ano. Em junho de 2020, tornou-se a primeira mulher negra a ocupar o primeiro lugar nas bancas de ficção científica do Reino Unido com este romance.
Amma, Shirley, Carole, Brummi, são algumas das personagens que desfilam os seus conflitos e lutas no desenrolar deste romance. Longe de ser um livro feminista, “rapariga, mulher, outra” é um livro para todas as pessoas que desejam construir uma nova consciência a respeito do seu papel na sociedade.
Advertência:
Para ler “Rapariga, mulher, outra” faça uma lista das suas heroínas femininas e procure pontos em comum entre elas.
O livro “rapariga mulher outra” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca.