Skip

Instante entre estantes “O Processo” de Franz Kafka

No seu aniversário de 30 anos, Josef K. acorda e tem que responder pelo suposto crime que cometeu. É instaurado um processo e a vida de Josef nunca mais será a mesma. Funcionário competente e dedicado num grande banco, com um cargo de extrema responsabilidade, Josef K. é um cidadão exemplar que vê a sua vida virar de pernas ao ar sem entender exatamente o porquê.
“O Processo” é um livro póstumo que concedeu ao seu autor, Franz Kafka, a eternidade! Escrito em 1920 é publicado apenas em 1925 pelo amigo, biógrafo e testamenteiro do autor, Max Brod. Neste livro Kafka cria com a sua história sombria o símbolo nítido de como um indivíduo pode ser condenado pura e simplesmente pela arbitrariedade, num sistema totalitário.
Durante todo o processo as testemunhas chamadas para depor contra Josef têm comportamentos duvidosos e até crianças depõem no tribunal para completar a acusação. Josef K. não sabe do que está a defender-se, conta com um advogado que desconhece as leis e quem o vai julgar permanece anónimo. Numa narrativa claustrofóbica e angustiante, entramos com o indefeso Josef K. numa espiral descendente até ao mais absurdo pesadelo.
Advertência:
Antes de ler “O Processo” saiba que só há hipótese de haver Justiça num sistema democrático e livre.
O livro “O Processo” está disponível para empréstimo na nossa Biblioteca e é uma das peças da exposição “A “normalidade” distópica: outra utopia?”, patente até dia 31 de março nas nossas instalações.